Resumo

O principal objetivo deste estudo foi investigar as performances de aprendizagem hábil-motriz e cognitiva após programa de treinamento com excitação auditiva com isochronic fones associado a relaxamento mixado com sugestão direta, considerando o fenômeno da hemisfericidade. A amostra foi dividida em três grupos por preferência de processamento mental em hemisférico- esquerdo (HE), hemisférico -direito (HD) e bi-hemisféricos (BH). Foi coletado atividade cortical pré e pós Programa de treinameto de condicionamento da atividade cortical (visando ondas alta e balanceamento cerebral) nos pontos cranianos Cz, C3 e C4 seguindo esquema protocolar 10-20 mundialmente aceito. Em seguida foram testadas as performances cognitiva e motora através de jogos de vídeo antes e depois do Programa. Optou-se por se proceder uma análise estatística no tipo do Modelo Unear Geral, ANOVA em duas variantes com medidas repetidas sobre os escores pré e pós Programa, tanto para o teste motor quanto para o cognitivo. No que se refere a variante motriz, os resultados revelaram-se significativos na interação entre e dentro dos grupos. O teste interno aos grupos mostrou-se significativo com F 53,506, P < 0,0001 relativamente ao fator condição (pré e pós Programa) e F 4,639, P < 0,05 no fator tipo hemisférico. No que corresponde às comparações entre grupos, as interaçães associadas ao fator condição e tipo hemisférico foram também altamente significativas com F 707,56, p< 0,0001 para o fator condição e F 6,620, p< 0,05 para o fator tipo hemisférico. Para responder a estas questões específicas utilizou-se o Teste de Tukey HSD. No que se refere a variante cognitiva, os resultados da referida análise revelaram-se não significativos na interação entre e dentro dos grupos. O teste interno aos grupos mostrou-se significativo com F 15.466, P < 0,0002 relativamente ao fator condição ( pré e pós Programa) e não significativo no fator tipo hemisférico F 1,254, p > 0,05. No que corresponde as comparações entre os grupos, as ,interações associadas ao fator condição e tipo hemisférico foram significativos ,com F 42,654, P < 0,0001. A hipótese antecipou a possibilidade de que o programa instituído para potencializar a atividade cortical produziria efeitos sobre as performances motora e cognitiva dos grupos dependendo do tipo hemisférico. A investigação ora concluída adiciona oportunos conhecimentos, em termos do processamento mental. Esta sugere algumas possibilidades para novas formas de ensinar e reabilitar indivíduos através do uso sistemático e educativo do processamento mental.

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