Resumo

Data da defesa 15/02/2007
Este estudo se trata de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa e tem por objetivo desvelar qual trato pedagógico, relacionado ao ensino dos esportes, tem sido dispensado às crianças e jovens, alunos do projeto de iniciação esportiva do curso Educação Física da Fundação / Faculdade UNIRG de Gurupi, Tocantins, intitulado “Paidéia: para além da iniciação esportiva”. Para tal intento, propomos como eixo central de discussão, uma reflexão sobre uma pedagogia de ensino dos esportes que considere a corporeidade como fundamento principal no trato do movimento nas práticas esportivas, teoria esta, que serve de suporte teórico para as ações desenvolvidas no projeto. Para a coleta dos dados a serem analisados, aplicamos uma entrevista com duas perguntas geradoras aos cinco sujeitos da pesquisa, buscando perceber por meio do discurso desses sujeitos se eles observavam algum diferencial neste projeto, em relação ao processo de ensino dos esportes. Com o intuito de coletar um maior número de informações referentes ao objetivo da pesquisa, realizamos também a observação de nove aulas do projeto. Percebemos que a discussão da corporeidade nas aulas do projeto Paidéia, apesar de presente, tem se concretizado de forma insuficiente. No discurso dos sujeitos, essa afirmação ficou clara na dificuldade destes usarem termos que consigam exprimir esse referencial teórico. Esse fato demonstra a falta de um processo de capacitação contínua da equipe de professores estagiários do projeto Paidéia, situação prevista como objetivo específico do projeto que não vem sendo cumprida de forma efetiva. O trato pedagógico dispensado aos alunos do projeto Paidéia, em relação ao ensino dos esportes, apresenta tanto elementos positivos quanto negativos, quando analisados a partir da discussão da corporeidade e da re-significação do corpo nas práticas corporais esportivas. Mesmo apresentando insuficiências, acreditamos que as possibilidades educacionais do projeto, em muitos momentos, têm sido delineadas no respeito ao corpo enquanto corporeidade e no estabelecimento de relações significativas com o outro, com o mundo e consigo mesmo, contribuindo na formação dos alunos, enfatizando valores que nos dias atuais, nem sempre tem sido lembrados no ensino dos esportes.

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