Integra

É quase um truísmo justificarmos reflexões e cuidados com o corpo. Isso porque não há vida sem corpo e, portanto, só com ele nos é possível existir. Viver é poder sentir, mover, desejar e agir por intermédio de uma estrutura física fundamental. E dar continuidade à vida, criar sociedades e culturas, é também fruto do contato dos corpos. Em resumo, ele possui, ao mesmo tempo, uma realidade íntima ou fechada, receptora, e outra social e aberta, construtora.

Mas viver mais e melhor requer estímulos e cuidados permanentes com o corpo. Como toda realidade física, sua fragilidade e deterioração não podem ser negadas. Assim sendo, quando o protegemos, o desenvolvemos e lhe proporcionamos prazeres, conseguimos um domínio mais acentuado sobre todos os seus gestos, enriquecemos os nossos sentidos e prolongamos a sua existência.

Felizmente, os cuidados com o corpo têm ganho a importância necessária na sociedade moderna. Pesquisas, estudos e experimentos cotidianamente realizados comprovam e corroboram esta tendência salutar pelo hábito das atividades físicas.

Daí a importância que o SESC de São Paulo tem, há décadas, atribuído às práticas corporais. Não com preocupações de formação de atletas, mas de melhoria da qualidade de vida e exercício de cidadania. No SESC, as ginásticas, os esportes, as atividades físicas e as recreações têm por objetivo proporcionar consciência, saúde e bem-estar.

E o Fórum Internacional de Ginástica Geral, agora em sua segunda edição, neste ano de 2003, constitui um excelente instrumento de divulgação de todos os valores a que nos referimos. Princípios, aliás, que compartilhamos com nossos co-realizadores, a Faculdade de Educação Física da UNICAMP e a ISCA, International Sport and Culture Association.

Danilo Santos de Miranda

Diretor Regional do SESC de São Paulo 

Acessar