Palhaço

Parte de Introdução à pedagogia das atividades circenses . páginas 51

Resumo

Los payasos no son personajes, son personas, los más humanos de los seres humanos (Caroline Dream, Palhaça espanhola). 

O UNIVERSO DO PALHAÇO DE PICADEIRO: DA CRIAÇÃO À CENA CÔMICA

O universo do palhaço de picadeiro circense é um ambiente que é permeado de criações  corporais, invenções, elementos cênicos e de diversas sequências de movimentos cômicos que conduzem o público ao riso. A partir de procedimentos técnicos e criativos próprios desse universo, a criação da personagem palhaço, é experimentada e levada ao picadeiro em forma de cena cômica sendo a gestualidade, a memória, a imaginação, a improvisação, umas das principais fontes de criação e construção cênica do palhaço.

A compreensão e a percepção desse universo a experiência de algumas formas lúdicas de repres como alguns procedimentos técnicos e criativos rela da maquiagem, a construção da personagem e a cena cômica. Entender esse universo é adentrar cotidiano dos palhaços, suas histórias, suas criações, seus símbolos e seus signos teatrais8.

A partir do estudo desse universo, percebemos como esses criadores do riso elaboraram seus métodos e tradições milenares. Como ocorreu essa investigação artística para cada um, e como se deu a criação desses aspectos fisionômicos de suas maquiagens, que representam elementos culturais de suas tradições e desenhos que lembram animais. Quais inspirações tiveram para criarem seus repertórios artísticos geniais? A abordagem que cada palhaço mostra nas suas expressões fisionômicas através da maquiagem, da riqueza de detalhes e técnicas presentes no repertório corporal de cada um deles, nos revela um norte para entendermos a linguagem. 

Arquivo