Resumo


Os jogos Pan-Americanos despertam também a atenção de cientistas, que analisam a segurança esportiva, importância social dos jogos e violência no esporte. Essas e outras questões foram debatidas no encontro “Jogos Pan-americanos 2007 em Debate”.

Os jogos Pan-Americanos 2007, que acontecem em julho no Rio de Janeiro, são destaque na grande mídia brasileira. Afinal, desde 1963 que um dos eventos mais importantes do esporte não acontece no país. Além de altíssimos investimentos públicos, patrocínios milionários e grande expectativa de torcedores e atletas, o Pan desperta também a atenção de cientistas, que analisam a segurança esportiva, importância social dos jogos e violência no esporte. Essas e outras questões foram debatidas no encontro “Jogos Pan-americanos 2007 em Debate”, organizado pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

Para adequar a cidade às necessidades do evento, o governo federal investiu dois bilhões de reais para receber mais de cinco mil atletas de 42 países. A segurança urbana e dos espaços das competições está sob total responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública. Foram criados o Centro de Inteligência dos Jogos, ação conjunta dos policiais e monitoramento com 600 câmeras, e o Programa de Segurança Cidadã, onde jovens carentes farão a integração entre turistas e sociedade, como guias cívicos. As preocupações maiores são com o crime organizado, narcotráfico e confronto com policiais.

Acessar