Pandemia da Covid-19 Prática de Lazer entre Professores Brasileiros
Por Nayra Suze Souza e Silva (Autor), Luana Lemos Leão (Autor), Ester Liberato Pereira (Autor), Georgino Jorge de Sousa Neto (Autor), Rogério Othon Teixeira Alves (Autor), Luciano Pereira Silva (Autor), Rosângela Ramos Veloso Silva (Autor), Desirée Sant’Ana Haikal (Autor).
Resumo
Neste estudo, examinamos as atividades de lazer entre os professores durante a COVID-19, avaliando questões relacionadas ao perfil sociodemográfico e às condições de trabalho. Trata-se de um websurvey transversal, realizado com professores da educação básica pública de Minas Gerais. Foi utilizado um formulário digital para a coleta de dados em 2020. A prática de lazer na pandemia foi a variável dependente. Na análise múltipla, foi utilizada a regressão de Poisson. Participaram do estudo 15.641 professores, dos quais 43% não estavam tendo práticas de lazer na pandemia. Houve maior prevalência de ausência da prática de lazer entre as mulheres, entre os idosos, professores pardos e pretos, contratados/designados e insatisfeitos com o trabalho docente na pandemia. Assim, esta pesquisa buscou discutir temas socioculturais, destacando que o acesso às práticas de lazer carece de uma visão social, humana e voltada para a desigualdade.