Resumo
Este estudo, relacionado com a ação de professores de Educação Física no contexto escolar do ensino público de primeiro grau, centralizou-se na forma como os professores planejam e praticam o ensino. O objetivo foi analisar o ensino que os professores de Educação Física desenvolvem, investigando-se as relações entre o seu planejamento e a prática de ensino propriamente dita. Com base no objetivo optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, investigando-se os professores nas próprias escolas. Participaram do estudo 10 professores de escolas de uma Delegacia de Ensino da Divisão Regional da Capital (DRECAP 1) da Rede Pública da Cidade de São Paulo, responsáveis pelo desenvolvimento de programas de Educação Física no ensino de primeiro grau. Para obtenção dos dados a própria autora deste estudo acompanhou a ação pedagógica dos professores nas aulas de Educação Física durante o ano letivo de 1989. Foram obtidas informações sobre o processo de planejamento de ensino através de uma entrevista com os professores, utilizando-se um roteiro de questões pré-estruturadas. Para conhecer a prática de ensino dos professores foram gravadas as suas comunicações verbais desenvolvidas em aula. Os princípios que norteavam o processo de planejamento dos professores foram descritos e organizados para a compreensão de suas relações com a prática de ensino. Para análise da prática de ensino dos professores foi utilizado o "Sistema de Análise de Ensino FaMOC", determinando-se o perfil de ensino individual e coletivo dos professores. Com base na análise dos resultados obtidos neste estudo foram evidenciadas as seguintes conclusões: (a) os professores revelaram coerência entre o planejamento e a prática de ensino; (b) os professores planejaram e tomaram decisões para a sua prática de ensino tendo como base os conteúdos da Educação Física (declarados, predominantemente, o basquetebol e voleibol) e não outros princípios de ensino-aprendizagem; (c) a prática de ensino dos professores foi centralizada nas suas próprias decisões, com o uso predominante de procedimentos de ensino diretivos.