Editora INEP. Brasil 2021. 32 páginas.

Sobre

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio do Panorama da Educação, apresenta e comenta, a partir de um olhar nacional, os destaques da publicação anual Education at a Glance 2021 (EAG), da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2021), com dados do Brasil e de mais 40 países. A publicação oferece uma visão geral desses sistemas educacionais e possibilita o diálogo internacional.

A edição 2021 do EAG teve como tema principal a equidade e como ela é impactada no ambiente educacional.

Assim, o Panorama da Educação, em diálogo com o relatório da OCDE, reúne alguns destaques do Brasil em perspectiva comparada, sobre temáticas-chave do País.

Além da temática da equidade, a publicação aborda questões relacionadas ao contexto de pandemia da Covid-19 e do impacto esperado sobre a qualidade da educação, sobretudo para os mais jovens. E aborda, ainda, temas globais referentes aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); aos resultados sociais e econômicos da educação; ao acesso à educação, participação e progressão; aos recursos financeiros investidos na educação; e por fim, aos docentes no ambiente de aprendizagem e de organização das escolas.
 

Arquivo