Panorama de publicação, perfil de autoria e referências em educação física escolar nos anais do Conbrace/Conice (2011 – 2019)
Por Tiago Onofre Silva (Autor), Dayse Alisson Camara Cauper (Autor), Lênin Tomazett Garcia (Autor), Jonatas Maia Costa (Autor).
Parte de 25 anos dos GTTS do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte: trajetórias e perspectivas . páginas 158 - 169
Resumo
O Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) é uma associação científica da Educação Física que reúne pesquisadores de diferentes perspectivas teóricas e possibilita a difusão de suas respectivas produções acadêmicas por meio da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e/ou dos Anais do Congresso Brasileiro e Internacional de Ciências do Esporte (Conbrace/Conice). Realizado com periodicidade bienal desde 1979, o evento se internacionalizou em 2005 e, atualmente, possibilita que sejam apresentados trabalhos nos formatos de comunicação oral, pôster, imagens e/ou vídeos, vinculados a um dos 14 Grupos de Trabalhos Temáticos (GTT). Os congressos72, como o Conbrace/Conice, e os seus respectivos anais, além de diversificar a divulgação científica da área, são meios mais ágeis de comunicação, permitindo o diálogo entre pesquisadores que congregam interesses em comum (ARBOIT e BUFREM, 2011). Assim, configuram-se historicamente como fonte de pesquisa, conforme demonstram Terra, Amaral e Antunes (2020). Soma-se, ainda, ao semelhante esforço empreendido por Souza et alF. (2020), que apresentou o panorama das publicações em Educação Física Escolar (EFE) inscritas nos anais do Conbrace/Conice (1979 – 2017). Nesse sentido, o presente estudo identificou e caracterizou o panorama dos trabalhos publicados em Educação Física Escolar (EFE) nos Anais do CONBRACE/CONICE (2011 e 2019), avançando em direção ao perfil de autoria e das referências utilizadas pelos autores em seus textos.