Editora Instituo Inteligência Esportivo. Brasil None. 2010 páginas.

Sobre

O Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva torna público o Panorama do Esporte Brasileiro (versão atualizada e ampliada – outubro/2020). O presente documento tem como objetivo reunir informações a respeito do esporte brasileiro como forma de subsidiar as decisões da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR), servindo como fonte rápida e prática, possibilitando traçar um panorama do investimento realizado no âmbito federal, estadual e municipal.

São apresentados, inicialmente, dados referentes às modalidades esportivas por meio do Programa Bolsa-Atleta, entre os anos de 2005 e 2019, sendo considerados apenas os atletas contemplados de modalidades eu fazem parte do programa de provas dos jogos Olímpicos.

Este panorama também destaca dados a respeito do financiamento às Entidades Nacionais de Administração do Desporto (ENADs), bem como informações sobre a governança de entidades esportivas.

Do ponto de vista esportivo, também é apresentado o balanço da participação dos atletas brasileiros nos Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos desde o ano de 2007 como referência internacional.

O Panorama do Esporte Brasileiro traz informações a respeito dos Jogos Escolares Brasileiros; dados da Rede Nacional de Treinamento; localização dos principais Centros de Treinamento das modalidades olímpicas, além dos principais clubes, considerando resultados nacionais e tradição em cada modalidade esportiva a partir de georreferenciamento.

Convidamos toda a comunidade em geral paraa conhecer o presente documento como forma de pensarmos o desenvolvimento do esporte nacional.

Boa leitura!

Acessar