Resumo

Ao longo dos últimos anos, significativas modificações tático-técnicas na atuação dos goleiros foram observadas, o que reclama a adoção de treinamentos específicos para suportar tais demandas. A partir desta assunção, o objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento tático ofensivo de jovens goleiros com e sem treinamento específico. A amostra foi composta por 42 goleiros de 13 a 17 anos que participaram de campeonatos regionais. Houve a criação de dois grupos: grupo treinado (GT) e grupo não-treinado (GNT). Para a avaliação do conhecimento tático ofensivo, foi aplicado o protocolo TCTOF-BR, que possui as dimensões “conhecimento tático”, “princípios táticos operacionais”, “elementos táticos-técnicos coletivos”, “conhecimento de regras” e “tomada de decisão” (p>0,05). Os goleiros treinados apresentaram uma melhor pontuação no conhecimento tático (ES=1,18; p=0,01), princípios táticos operacionais (ES=1,00; p=0,02), elementos táticos-técnicos coletivos (ES=1,27; p=0,01), conhecimento de regras (ES=1,06; p=0,01) e tomada de decisão (ES=1,08; p<0,01). Conclui-se que os treinamentos específicos de goleiros contribuíram para o desenvolvimento de competências e a elevação de conhecimentos ligados ao futebol.

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