Resumo

A temática da formação docente se apresenta como um tema amplo e que envolve diferentes aspectos, dentre os quais: os processos de formação de professores e as concepções nele envolvidas; os resultados insatisfatórios das práticas docentes frente às complexas demandas sociais da atualidade; as relações entre as práticas pedagógicas e os saberes docentes; a denúncia de que os paradigmas hegemônicos de formação de educadores não mais respondem devidamente às demandas educativas contemporâneas marcadas pelas mudanças e incertezas. O trabalho objetivou verificar as concepções de formação continuada que professores de Educação Física, participantes do programa de formação e qualificação docente: tecendo saberes em movimento, apresentam. A perspectiva metodológica que se utilizou foi o enfoque qualitativo, com a utilização de questionários, dois ao longo do curso, um no início e, outro ao final, para 32 professores. No início do curso, os professores apresentavam concepções de formação permanente associadas à perspectiva clássica: a) Atualização, aperfeiçoamento de conhecimentos, capacitação, qualificação por meio de atividades formais b) Busca de conhecimentos e troca de saberes para melhoria da prática pedagógica; c) atividades formativas que ocorrem após a graduação e d) formação que se dá ao longo da vida. Ao final, percebe-se indícios de mudanças, ao destacarem a formação continuada associada à dinâmica reflexiva e suas implicações para melhoria da prática pedagógica. Isto levou-os a perceber e a distinguir a formação numa dinâmica mais tradicional e clássica de uma formação crítica, reflexiva, colaborativa e compartilhada. Entende-se que a formação permanente precisa ser pensada, vivida e materializada, como um processo constante e, não de forma pontual, linear e uniforme, mas sim, integrando e sendo integrada e inter-conectada com as práticas e atividades pedagógicas que os professores realizam na escola.

         Unitermos: Formação continuada. Educação Física. Reflexão.

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