Editora Atena Editora. None None. 109 páginas.

Sobre

O presente trabalho vem com o objetivo de provocar uma mudança de hábitos, tanto na visão da comunidade escolar, quanto dos alunos, dos professores e dos profissionais da área de educação física, por meio da utilização das diversas ferramentas que a educação física escolar possui e que podem melhorar o aprendizado, as quais muitas vezes não são utilizadas para a formação do indivíduo. O estudo foi divido em 5 capítulos, sendo que o primeiro realizou uma retrospectiva histórica da educação física em sua atuação, para que possamos entender as diversas tendências seguidas nas escolas pelos profissionais da área. No capítulo 2, analisou-se a utilização do esporte pedagógico como possibilidade para o desenvolvimento físico e cógnito do individuo. No capítulo 3, foram abordados as possibilidades e caminhos no pensar da educação física na escola, através do trabalho interdisciplinar, utilizando o jogo como estratégia lúdica e ultrapassando os empecilhos existentes nas escolas para o perfeito funcionalmento da disciplina Educação Física. A metodologia, apresentada no capítulo 4, contou com a abordagem de pesquisa social, qualitativa e quantitativa. A pesquisa faz parte da vida do pesquisador e é agente transformador da sua realidade. Realizou-se uma pesquisa com os alunos e professores de uma escola municipal, na cidade de Lauro de Freitas, no Bairro de Itinga; escola com um índice de agressividade muito grande, na qual o trafico de drogas é atuante, portanto necessita urgentemente do esporte como agente transformador da realidade atual dessa comunidade tão carente. A analise dos dados finaliza o capítulo 5, através de questionários aplicados durante as aulas de educação física, sendo os resultados fiéis aos questionamentos feitos, obedecendo e respeitando o anonimato de cada um que assim desejou.

Sumário