Para além do ensino da educação física e dos esportes: um caminho possível

Por Luciane Cristina Arantes (Autor),

Parte de Educação física e modelos de ensino dos esportes: Conceitos, características e aplicações . páginas 97 - 99

Resumo

Como se observou no decorrer deste livro, ao apresentar e discutir os modelos de ensino propostos e seus principais conceitos, características e aplicações no contexto da Educação Física e esportes, buscouse evidenciar o pontencial de desenvolvimento humano, ou seja, apresentar possíveis as competências e habilidades desenvolvidas por cada um destes modelos de ensino. Assim, observou-se o quanto seus conceitos e concepções podem ser concebidas e interpretadas de maneira plural. O próprio termo “Modelo” adotado não é unânime! Alguns estudiosos que se debruçam na pedagogia do esporte utilizam outros termos (abordagens, métodos, metodologias, estratégias de ensino, dentre outros), ora como sinônimos, ora como conceitos distintos. Deste modo, a utilização, de forma propostital, do termo Modelo, por mais que possa remeter, de alguma forma, a ideia de que um Modelo é algo baseado em uma ideia, conceito ou concepção (muitas vezes padronizada), contraditoriamente, o termo foi adotado para se referir exatamente às mais diferentes abordagens, metodologias e estratégias. Pretendeu-se assim estimular naqueles, inseridos no processo de ensino da Educação Física e dos esportes, independentemente de suas preferências metodológicas de ensino, a reflexão de que por mais eficiente determinado modelo possa parecer ser, o que realmente importa são os valores humanos e os objetivos pedagógicos que realmente se conseguirá alcançar quando da sua proposição ou aplicação nas suas aulas de Educação Física ou nas orientações e treinamentos esportivas junto aos seus alunos ou seus atletas, sejam eles amadores ou profissionais.