Resumo

Periodização  Tática  (PT)  é  um  modelo  de  ensino  do  futebol  reconhecido  como alternativa a periodizações convencionais, as quais entendem que, especializando as partes, se alcançará um todo (jogo) melhor. A PT se distancia  dessa  ideia e nasce sob uma nova ótica, influenciada por teorias do pensamento sistêmico e da  complexidade. Assim, essa concepção considera  a  imprevisibilidade e  a  complexidade  existente  no  jogo  e  entende  que  seu ensino deve considerar a articulação de conceitos e princípios no alcance de um Jogar específico. Uma vez  que  a  Didática  é  responsável  pelo  processo  de  ensino,  chama  a  atenção  seu  pouco reconhecimento na PT.

Objetivo: O objetivo é tecer juntos reflexões sobre a PT e a Didática, sinalizando o espaço dado à  Didática  na  abordagem  e,  a  partir  disso,  apontar  que  esta  pode  contribuir  para  o treinamento do futebol.

Metodologia:  Nesta  pesquisa  qualitativa  foi  utilizado  o  ensaio  como  método,  buscando  em fontes, sancionadas por Vítor Frade, origem para se pronunciar sobre  como a PT ensina para valorizar  sua  interação  com  a  aprendizagem.  O  ensaio  permite  colocar  em  questão  as fronteiras da abordagem metodológica,  além de  apresentar  os  conceitos e princípios relativos à PT e à Didática.

Resultado:  Como  produto,  concebe-se  a  noção  de  que  a  PT  possui  princípios  e  conceitos fortemente  adequados  ao  treino  do  futebol,  os  quais  tendem  ainda  a  ser  potencializados  a partir de um reconhecimento maior da Didática dentro do método.

Conclusão: Embora seja preciso conhecer a PT, é especialmente necessário saber concretizar o método  no  treino.  Dessa  forma,  a  Didática  pode  oferecer  uma  lente  para  observar  a organização metodológica da PT, fazendo com que suas capacidades sejam potencializadas.

Acessar