Para Além do Pesadelo: a Procura Por Uma Dramaturgia de Terror no Teatro
Por Julia Kieling Lucas (Autor).
Resumo
trabalho desenvolvido parte do seguinte questionamento: é possível criar uma obra de terror no teatro? Compreendendo a relevância do gênero horror para a arte e a sociedade ao longo do tempo e valendo-se de sua relação direta com o gênero fantástico (TODOROV, 1992), através de uma pesquisa empírica aliada à teoria, foi investigado e elaborado o conceito operatório Terror Artístico, salientando as diferenças entre horror e terror (VARMA, 1957; RADCLIFFE, 1826; KING, 1981) com o intuito de valorizar o reconhecimento e a produção de uma experiência estética singular voltada ao medo, à perturbação imaginativa, ao fascínio e à expectativa. A partir disso, são apresentadas possibilidades para encenar uma obra enquadrável neste conceito, com enfoque na dramaturgia cênica, sendo esta considerada o fio narrativo baseado em escolhas feitas para sua composição; o meio estruturador da elaboração teatral contemporânea. Como recurso efetivo para a produção estética pretendida, a imersão (BOUKO, 2016) é apresentada como uma pista inicial e essencial, e dela, são elencadas etapas para auxiliarem na construção cênica, na tentativa de desmistificar tal confecção. Dentre os objetivos traçados para este estudo estão a vontade de explorar novos caminhos para o teatro e a importância do reconhecimento do Terror Artístico por estas e pelas artes no geral, salientando sua potência mobilizadora poética e social.