Para Atletas Brasileiros(as) Retratados(as) nas Notícias do Comitê Paralímpico Brasileiro: Distanciamento Social na Pandemia de Covid-19
Por Giandra Anceski Bataglion (Autor), Janice Zarpellon Mazo (Autor), Vitória Crivellaro Sanchotene (Autor), Ester Liberato Pereira (Autor).
Resumo
Este texto buscou averiguar as percepções de Para atletas brasileiros(as) com relação aos impactos da pandemia de COVID-19 em seus percursos esportivos. Foram realizados o levantamento e a catalogação de notícias do site do Comitê Paralímpico Brasileiro. A partir da técnica de análise temática de conteúdo, evidenciamos: incertezas quanto aos Jogos Paralímpicos 2020; saudades das relações interpessoais; aproximação com a família; aumento das interações virtuais; prática de exercícios físicos com orientações virtuais; preocupações com o peso corporal; dificuldades com o sono; falta de disposição para treinar em casa; expectativas quanto ao retorno dos treinos presenciais. Distintas estratégias foram adotadas a fim de migar-se os impactos da pandemia ao esporte paralímpico no país.