Para onde foram? Evasão de estudantes da escola pública na Bahia
Por Roberto Gondim Pires (Autor), Gustavo Marques Porto Cardoso (Autor), Jaqueline Argolo Rebouças (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 28, n 303, 2023.
Resumo
Este estudo objetiva avaliar no Estado da Bahia os dados do Censo Escolar da Educação Básica entre 2007 e 2019, refletindo sobre a complexidade que os dados revelam. Trata-se de uma pesquisa descritiva, onde foi combinado a sistematização das informações descritas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com os dados informados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). As informações foram coletadas por meio de acesso eletrônico, elegendo municípios baianos aleatoriamente para análise dos dados gerais. Os resultados revelaram uma crescente evasão/abandono de estudantes da escola pública baiana; para além disso, a desproporção entre investimentos municipais com os resultados dos indicadores educacionais e a não associação entre vencimentos dos profissionais de Educação e indicadores educacionais.