Sobre
Pensar a docência na Educação Infantil, colocar em xeque o cinza do pedagógico Docência e educação infantil são as palavras-chave do livro que temos em mãos e delas se desdobram temáticas que testemunham a complexidade do campo a que fazem referência. A partir das palavras-chave, no entrecruzamento das questões visibilizadas nos artigos, vemos formar-se um potente quadro de temas geradores de diálogos: diversidade, questões étnico-raciais e racismo, scripts de gênero, sexualidade, corpo, diferentes linguagens na infância – literatura, teatro, ludicidade na era digital. Na composição do quadro que convida a pensar, ainda outros retratos são esboçados, como a necessária discussão sobre propostas pedagógicas e qualidade na Educação Infantil, demonstrando que as conquistas legais ainda precisam ser defendidas para serem asseguradas.
A coletânea produzida apresenta questões, conceitos, tensões e consensos que permeiam a Educação Infantil na contemporaneidade e, assim, contribui para ampliar a reflexão sobre a docência na educação infantil, sobre a formação de coletivos de crianças e adultos que compartilham histórias a partir de tal ou qual organização dos espaços e dos tempos, de tal ou qual forma de relação com os materiais que estão, ou não, disponíveis, sobre práticas que oportunizam ou impedem experiências de contato das crianças com o mundo – a natureza, a sociedade, a cultura.