Para Quê a Saúde Coletiva na Educação Física?: Reflexões de Profissional na área Há Vinte Anos
Por Aguinaldo Gonçalves (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 15, n 1, 2004.
Resumo
A partir da observação global da evolução recente da identidade e características da área da Educação Física em nosso meio, faz-se aqui uma reflexão sobre o sentido da manutenção da saúde coletiva em seu interior. A questão que se coloca é, portanto, quais as finalidades concretas da atuação profissional de sanitaristas em Educação Física. Exploram-se algumas possíveis respostas, recorrendo-se, como elementos de aplicação, a projetos de doutorado desenvolvidos por componentes do Grupo de Saúde Coletiva/Epidemiologia e Atividade Física da Unicamp. Identifica-se a primeira contribuição na disponibilização dos paradigmas epidemiológicos da produção do conhecimento, o que implica no uso dos recursos e técnicas do agir e do pensar epidemiológico. Reconhecem-se também os benefícios e limitações da atividade física para a saúde, além do manejo das especificidades da educação sanitária, destacando-se, ao final, a concepção da Saúde enquanto bem público.