Send to Kindle


Resumo

O equilíbrio sobre as mãos, também conhecido como verticalismo ou paradismo é uma pratica muito tradicional na China, Mongólia e Rússia. Consiste em uma modalidade acrobática na qual se executam truques com as pernas e pés a partir da parada de mãos (tecnicamente denominada apoio invertido). Na atualidade existem acrobatas que chegam a executar números circenses de até 8 minutos de duração nesta posição encadeando contorções, pranchas, equilíbrios com uma mão apenas e diferentes truques e figuras com os membros inferiores (pernas e pés). A parada de mãos representa uma importante destreza motora dentro do processo de formação dos artistas circenses. É um dos primeiros desafios acrobáticos, uma verdadeira aventura que há séculos fascina o homem e sua particular busca por equilibrar-se e andar sobre as mãos. Como qualquer acrobacia, quanto mais antinatural for o movimento, mais especular será. Neste sentido, esta atividade vem se consolidando como uma habilidade das mais apreciadas na cultura circense.

Embora a parada de mãos seja frequentemente realizada diretamente no solo, muitos paradistas, especialmente os mais experientes, trabalham sobre "tacos" de madeira ou sobre os pulls ou bengalas (tradicionais mesas dotadas com um par de barras metálicas com um apoio de madeira na extremidade superior, onde o acrobata se equilibra - também denominadas Cani ou Mãos Jota). Também existem casos de verticalistas especializados em subir e descer escadas, rampas ou de atuar sobre o rolo americano, equilibrar-se sobre escadas ou bolas de equilíbrio e/ou outros materiais. É frequente ainda acrobatas que realizam a parada de mãos sobre outro acrobata, apoiando na cabeça,14 Assim sendo, este tipo de equilíbrio no apoio invertido pode ser executado de forma estática ou dinâmica, pode ser utilizado para deslocamentos, saltar, subir, descer ou ainda para permitir que se realizem truques simples ou complexos com as pernas e diferentes formas de contorções. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.