Parâmetros Antropométricos, Nível de Atividade Física e Frequencia Cardíaca Durante a Partida de Jogadores de Campeonato de Futebol de 7
Por José Alexandre Curiacos de Almeida Leme (Autor), Augusto César Leão Almeida (Autor), Matheus Luan Conti da Silva (Autor), Osvaldo Tadeu da Silva Junior (Autor), Leandro Paschoali Rodrigues Gomes (Autor), Dagnou Pessoa de Moura (Autor), João Rufino da Silva Junior (Autor), Júlio Wilson Dos-santos (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
O futebol é o esporte mais popular e praticado do mundo e, no Brasil, reúne milhares de praticantes amadores e profissionais. Derivado do popular futebol de 11, surgiu o futebol de 7, que uma é prática muito apreciada como forma de lazer ou meio de realizar uma atividade física independentemente da idade ou nível de preparação física do praticante. Todavia, pouco se sabe sobre as intensidade imprimidas pelos jogadores durante uma partida de futebol de 7 durante um campeonato amador. O presente estudo teve como objetivo avaliar a massa corporal (balança Tanita Fat bodyanalizer), altura (estadiômetro da marca Sanny), relação cintura quadril (RCQ), índice de massa corpórea (IMC), percentual de gordura (GUEDESeGUEDES,1995), nível de atividade física (IPAQ-MATSUDOetal.,2001) e intensidade do jogo através da frequencia cardíaca (FC - monitor Team System 2-POLAR,FINLAND) e trimp de Edwards (1993) em praticantes de futebol 7 amador.