Parâmetros de dificuldade e discriminação das tarefas motoras do instrumento KTK: uma análise a partir da Teoria de Resposta ao Item
Por José Luiz Lopes Vieira (Autor), Jorge ambos (Autor), Luciana Ferreira (Autor), Patrik Felipe Nazário (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 33, n 1, 2022.
Resumo
Nas últimas décadas, o uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI) foi implementado devido à complexidade dos cálculos estatísticos que permite a análise aprofundada de testes educacionais, questionários e listas de itens aplicados em diversas áreas como psicometria, ranking esportivo e pedagogia. Partindo dessa premissa, este estudo teve como objetivo verificar a adequação das tarefas motoras do KTK analisando o grau de dificuldade e parâmetros de discriminação de cada tarefa motora. Participaram do estudo 385 crianças de 5 a 14 anos. O instrumento avaliado foi o KTK (Körperkoordenationstest für Kinder), composto por quatro tarefas motoras: trave de equilíbrio, saltos monopedais, saltos laterais e transposição de plataforma. As análises foram realizadas a partir dos dados brutos adquiridos em cada tarefa motora. Para verificar a estrutura fatorial da matriz teórica subjacente ao teste, foi realizada uma análise fatorial exploratória, seguida de uma análise fatorial confirmatória. Os parâmetros de dificuldade e discriminação de cada tarefa motora foram analisados por meio do modelo de resposta gradual, baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados corroboram a estrutura fatorial sugerida na versão original do KTK, apresentando apenas um fator, denominado coordenação motora. Os indicadores AFC foram aceitáveis, indicando boa qualidade do modelo ajustado à amostra. Conclui-se que a análise da TRI evidenciou diferenças nos parâmetros de dificuldade e discriminação entre as tarefas motoras do KTK, demonstrando a importância de se considerar uma ponderação na criação de tabelas normativas de avaliações motoras.