Participação de Atletas com Deficiência na VI Volta da Unicamp: Relato de Experiência Sobre as Ações dos Voluntários Durante a Corrida
Por Jalusa Andreia Storch (Autor), Gabriela Simone Harnisch (Autor), Maicon Servílio Pereira (Autor), Enrique Miluzzi Ortega (Autor), Romana Rosas Almada (Autor), Gabriele Ferreira (Autor), Diego Henrique Gamero (Autor), José Júlio Gavião de Almeida (Autor), Edison Duarte (Autor), Maria Luíza Tanure Alves (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Este estudo é oriundo das ações desenvolvidas por alunos de graduação, pós-graduação e docentes da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP), durante o curso de formação de voluntários para a 6ª Volta da Unicamp. O objetivo do presente estudo foi de descrever as ações dos voluntários no acompanhamento dos atletas com deficiência durante a corrida de rua – VI Volta da Unicamp. O método foi delineado pela pesquisa descritiva e observatória, na forma de relato de experiência, com dados analisados qualitativamente. Verificaram-se as ações de 23 voluntários durante o acompanhamento 5 pessoas com deficiência (físico-motora) na corrida de rua. O curso de formação foi estruturado em quatro eixos norteadores de ação: a) reconhecimento de características atreladas às deficiências; b) difusão dos valores e esportes paralímpicos; c) orientações e cuidados com o atleta com deficiência durante a corrida de rua. Os resultados apontaram que os voluntários apresentaram previamente a realização da corrida, fragilidades no conhecimento sobre as deficiências e os esportes paralímpicos. As considerações indicam, portanto, que as pessoas com deficiência puderam participar da prova de corrida de rua, sem maiores dificuldades e que a ação do voluntariado foi essencial para o bom andamento da competição.