Participação de Pessoas com Deficiência Visual em Aulas de Educação Física em Escolas Públicas de Maceió
Por Claudevan Firmino dos Santos Costa (Autor), Neiza de Lourdes Frederico Fumes (Autor).
Em 11° Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada - CBAMA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral descrever e analisar o percurso da pessoa com deficiência visual nas aulas de Educação Física no ambiente escolar em Maceió/Alagoas. É uma pesquisa de cunho qualitativo, em que participarão 8 alunos com deficiência visual, dentre eles, alunos que concluíram a educação básica e também, que ainda estão estudando em escolas públicas da cidade de Maceió - AL. Para a coleta de dados será utilizada a entrevista semiestruturada, que será realizada individualmente, por meio de um gravador de voz, e posteriormente será transcrita fielmente. Na análise dos dados será utilizada a técnica análise de conteúdo. Como a pesquisa se encontra em andamento, é possível afirmar, que considerando as políticas formuladas a fim de incluir esse público no contexto educacional atual, deve-se compreender que a pessoa com deficiência visual precisa e pode participar das atividades da Educação Física juntamente aos demais alunos, pois a falta da visão não anula a compreensão e o funcionamento do restante dos sentidos que nos permitem perceber o mundo. Sabendo disso, o professor tem a possibilidade de se organizar e desenvolver métodos que possam garantir ao aluno cego a oportunidade de estar junto aos demais durante as atividades de maneira inclusiva.