Resumo

Apesar da educação física ser uma disciplina obrigatória muitos alunos não participam das aulas, pois muitas escolas deixam de proporcionar aulas de Educação Física em detrimento da oferta de aulas de uma única modalidade esportiva, cerceando o aluno de ter acesso a diversidade de conhecimento. Desta forma, a presente pesquisa objetivou analisar a participação de alunos-atletas nas aulas de Educação Física do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola particular do município de Fortaleza/CE. A pesquisa se classifica como descritiva, com uso de uma abordagem qualitativa. Os sujeitos entrevistados foram alunos-atletas do sexo masculino, que cursavam o 1º ano do Ensino Médio, com idades de 15 a 16 anos. Foi utilizado um questionário onde os participantes informaram como se dava a participações nas aulas de Educação Física e a sua concepção sobre a importância dessa disciplina na escola. Os resultados apontaram que 62% dos pesquisados (n=10) relataram não participar das aulas de Educação Física. Entretanto, quando os pesquisados foram questionados sobre a sua concepção em relação a importância de participação nas aulas de Educação Física, 68,75% (n=11) afirmaram que consideravam a matéria importante para o aluno. Concluímos que a não-participação de alunos-atletas nas aulas de Educação Física escolar representam um prejuízo aos próprios estudantes, já que limitam gravemente as possibilidades de acesso à cultura corporal de movimento.

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