Resumo

RESUMO PARTICIPACAO EM AULAS DE EDUCACAO FISICA, PRATICA DE ATIVIDADE FISICA E COMPORTAMENTO SEDENTARIO EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO LONGITUDINAL Autor: Diego Junio da Silva Orientador: Jose Cazuza de Farias Junior As aulas de educacao fisica (EF) tem sido consideradas como um espaco de abordagem de conteudos, vivencias, experiencias, que podem levar os escolares a desenvolverem conhecimentos, atitudes e percepcoes positivas, valores e crencas que contribuam para a adocao de comportamentos saudaveis. Orgaos ligados a promocao e educacao em saude tem recomendado que as aulas de EF desenvolvam acoes de promocao da saude, sobretudo com enfase na adocao de comportamentos saudaveis como a pratica de atividade fisica e reducao de comportamentos sedentarios. Contudo, ainda nao esta bem estabelecido se escolares que participam das aulas de educacao fisica sao mais propensos a adotar comportamentos mais saudaveis. Este estudo teve como objetivo analisar de forma longitudinal a associacao da participacao em aulas de EF com o nivel de atividade fisica e tempo em comportamento sedentario em escolares do ensino fundamental II, no municipio de Joao Pessoa (PB). Trata-se de um estudo longitudinal observacional que analisou dados do LONCAAFS (Estudo Longitudinal sobre Atividade Fisica, Comportamento Sedentario, Habitos Alimentares e Saude de Adolescentes). O presente estudo foi realizado com 197 escolares do ensino fundamental II, da rede publica de Joao Pessoa, que tinham dados completos para todas as variaveis em estudo, no periodo de 2014 a 2017. No presente estudo foram utilizadas as seguintes variaveis: sexo, idade, cor da pele, escolaridade da mae classe economica e participacao em aulas de EF, mensurada por questionario, aplicado na forma de entrevista face a face; e o tempo em atividade fisica de intensidade moderada a vigorosa (>2296 counts/minuto) e em comportamento sedentario (≤100 counts/minuto), mensurados por acelerometro da marca Actigraph GT3x+. Os escolares foram orientados a utilizar o acelerometro durante sete dias consecutivos, retirando-o para a pratica de atividades aquaticas e ao dormir. Para o download e reducao dos dados do acelerometro foi utilizado o programa Actlife 6.11. As associacoes da participacao em aulas de EF com o nivel de atividade fisica e o tempo em comportamento sedentario foram verificadas por equacoes de estimativas generalizadas (GEE). Todas as analises foram realizadas no programa Stata 13, com nivel de significancia de 5%. A participacao em duas ou mais aulas de EF variou de 95,4% (em 2014) a 86,3% (em 2017), com tendencia de declinio (4,8% em media, por ano) ao longo dos anos. A participacao em aulas de EF nao se associou com o nivel de atividade fisica (OR = 1,60; IC95%: 1,00-2,55) e o comportamento sedentario (OR = 1,26; IC95%: 0,84-1,89). A participacao nas aulas de EF foi alta mas declinou ao longo dos quatro anos do estudo e nao se associou ao nivel de atividade fisica e comportamento sedentario do horario extracurricular dos escolares.

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