Participação nas Aulas de Educação Física, Aspectos de Religiosidade e Fatores Associados em Adolescentes.
Por Samara Celestino dos Santos (Autor), Lucas Souza Santos (Autor), Gertrudes Nunes de Melo (Autor), Aldemir Smith Menezes (Autor).
Resumo
Analisar a associação entre participação em aulas de Educação Física (EF), religiosidade e fatores sociodemográficos em estudantes. Métodos: Trata-se de um levantamento epidemiológico, com amostra de 3.992 escolares de Sergipe. Utilizou-se o questionário Global Student Health Survey (GSHS/OMS). Resultados: A prevalência de adolescentes participantes de aulas de EF foi de 78,2% e 71,8% para o masculino e feminino, respectivamente. Na análise multivariada os valores foram apresentados através do Odds Ratio (OR). Verificou-se associação à Participação em aulas EF: cor da pele “não branca” (OR:1,30; IC95% 1,10–1,54), turno de estudo noturno (OR:0,62; IC95% 0,54–0,72), religião “não católica” (OR:1,19; IC95% 1,02–1,39) e não praticante de religião (OR 0,83; IC95% 0,72–0,97). Conclusão: Os aspectos de religiosidade parecem ampliar as possibilidades de participação das aulas de Educação Física.