Participação em Um Programa de Atividade Física e Tempo de Reação de Idosos Após Realização de Tarefas Motoras
Por Camila Ianê da Silva (Autor), Iara Alves Ferreira de Oliveira (Autor), Sthéfany Christine Alcântara (Autor), Gustavo Puggina Rogatto (Autor), Priscila Carneiro Valim-rogatto (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
O objetivo do estudo foi verificar o efeito da participação de um programa de atividade física sobre o tempo de reação (TR) de idosos após realização de tarefas motoras.
Métodos e Resultados:
A amostra constou de 07 idosos de ambos os sexos com média de idade de 68,14(±9,8) anos participantes do programa “Atividade Física e Saúde para Idosos” da Universidade Federal de Lavras. O TR foi avaliado no início (pré-teste) e final (pós-teste) de seis meses no programa. Foi realizada uma seqüência de três tarefas motoras: coordenação com latas; arremesso de dardos ao alvo e tarefa de tapping. Em seguida, o avaliado foi submetido ao TR, realizado por meio do software livre “Reaction Time v.1.0”, sendo analisado somente um estímulo: imagem Para o teste, o indivíduo sentou-se em frente a um computador, que apresentava dois estímulos visuais (vermelho e azul). Na mesma direção dos alvos haviam duas hastes conectadas às teclas “F” e “H”, correspondentes aos estímulos. Ao sinal do avaliador, um dos alvos era acionado (pela aparição de um círculo ao redor do alvo). A tecla seria acionada o mais rápido possível. O intervalo de tempo entre a aparição do estímulo e a ação do participante foi registrado. Para a análise foi utilizado o teste t de Student, considerando p<0,05. Foi observada redução do TR entre pré e pós-teste (Pré: 0,52±0,17 seg; Pós: 0,35±0,07; t=2,71; p=0,03).
Conclusão:
A participação regular em um programa de atividade física influencia diminuindo o TR de idosos após a realização de tarefas motoras.