Resumo
A atual fase do esporte brasileiro requer constantes estudos no que concerne à gestão das Organizações Esportivas. Diversos problemas são encarados na administração do esporte, entre eles os que envolvem patrocinadores. A falta de definição dos papéis que desempenham organizações esportivas e patrocinadores, em suas parcerias, pode ser apontada como um dos maiores problemas nos relacionamentos referentes ao patrocínio esportivo, o que pode interferir diretamente no bom andamento da organização e do esporte em questão. O presente estudo tem o propósito de levantar pontos que enfraquecem essas relações, tendo como objeto de estudo o caso da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA e seus patrocinadores, a fim de solucionar não só as questões específicas desta organização, como também servir de auxílio aos gestores esportivos na busca pelo equilíbrio nos relacionamentos de OEOs e seus parceiros. Para tal, foram analisados estudos bibliográficos e feita uma pesquisa de satisfação com caráter qualitativo e quantitativo junto aos patrocinadores da CBDA.