Patrocínio Esportivo e Agências de Comunicação: Um Estudo Multicaso no Distrito Federal
Por Nicolas Caballero Lois (Autor), Carlos Leonardo Gomes Vidal (Autor), Paulo Henrique Azevêdo (Autor).
Em XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
O patrocínio esportivo apresenta-se como uma estratégia capaz gerar resultados comunicacionais e mercadológicos para os investidores e recursos financeiros para as organizações esportivas. No entanto, em uma tomada de decisão, inúmeros fatores podem interferir na aprovação ou não da proposta. Entre eles, a postura e/ou interferência das agências de comunicação dos clientes no processo. Este trabalho pretende analisar a relação entre as agências de comunicação e a estratégia patrocínio esportivo. Tomando como objeto de estudo as agências de comunicação do Distrito Federal, e entrevistando os profissionais responsáveis pelo recebimento e apresentação de propostas de patrocínio das agências junto aos clientes-alvo dos projetos, espera-se contribuir com os gestores esportivos na concretização de parcerias a longo prazo.