Resumo


O patrocínio esportivo tem sido cada vez mais utilizado por organizações diversas como ferramenta de marketing para atingir seus objetivos junto ao mercado. A literatura especializada costuma explorar, basicamente, o patrocínio sob a perspectiva do patrocinador. São raros os estudos que abordam a visão de quem é patrocinado. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar, sob a perspectiva do organizador de eventos esportivos, o patrocínio e o processo em torno do patrocínio de eventos esportivos. O estudo de caso qualitativo é caracterizado como exploratório e descritivo e foi realizado através de entrevista em profundidade com um organizador de eventos esportivos de corrida de repercussão internacional. Os resultados demonstraram que o organizador de eventos esportivos entrevistado entende o patrocínio essencialmente como um apoio/suporte, na forma de recursos, para a realização de eventos. Identificou-se que o patrocínio é um processo cuidadosamente planejado, desde a escolha de potenciais patrocinadores até o encerramento do acordo. Conclui-se que os entendimentos apresentados pelo organizador de eventos entrevistado assemelham-se, de maneira geral, aos descritos na literatura sobre o tema e que o patrocínio é percebido com um componente fundamental para a realização de eventos esportivos.
 

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