Patrocínio na Perspectiva do Organizador de Eventos Esportivos
Por Alfredo Ribeiro Cárdenas (Autor), Jane Iara Pereira da Costa (Autor), Tiago Savi Mondo (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 3, n 2, 2013. Da página 1 a 13
Resumo
O patrocínio esportivo tem sido cada vez mais utilizado por organizações diversas como ferramenta de marketing para atingir seus objetivos junto ao mercado. A literatura especializada costuma explorar, basicamente, o patrocínio sob a perspectiva do patrocinador. São raros os estudos que abordam a visão de quem é patrocinado. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar, sob a perspectiva do organizador de eventos esportivos, o patrocínio e o processo em torno do patrocínio de eventos esportivos. O estudo de caso qualitativo é caracterizado como exploratório e descritivo e foi realizado através de entrevista em profundidade com um organizador de eventos esportivos de corrida de repercussão internacional. Os resultados demonstraram que o organizador de eventos esportivos entrevistado entende o patrocínio essencialmente como um apoio/suporte, na forma de recursos, para a realização de eventos. Identificou-se que o patrocínio é um processo cuidadosamente planejado, desde a escolha de potenciais patrocinadores até o encerramento do acordo. Conclui-se que os entendimentos apresentados pelo organizador de eventos entrevistado assemelham-se, de maneira geral, aos descritos na literatura sobre o tema e que o patrocínio é percebido com um componente fundamental para a realização de eventos esportivos.