Resumo

O ciclismo é uma modalidade esportiva que vem experimentando um notável crescimento na demanda e destaque (Alonso, 2020), impulsionado pela motivação intrinseca ou extrinseca, ou seja, pela busca de prazer e satisfação pessoal ou por influências externas. No entanto, é importante ressaltar os desafios que os atletas enfrentam na busca por patrocínios no ciclismo. O patrocínio esportivo, por sua vez, é uma estratégia que as empresas empregam para se conectar com o público, oferecendo apoio financeiro, para construir uma imagem positiva (Gwinner; Swanson, 2003). Objetivo: Investigar quais são as motivações e dificuldades na prática da modalidade ciclismo e sua relação com o patrocínio esportivo. Métodos: A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva (Pitts et al., 2018). A amostra foi composta de 11 ciclistas (10 amadores e 1 profissional) da modalidade Mountain Bike (MTB) de Minas Gerais, sendo 6 do sexo masculino e 5 do sexo feminino, praticantes há pelo menos 6 meses. Após a aprovação do Comitê de Ética, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas a partir de roteiro composto de duas seções: 1) Caracterização dos participantes 2) Patrocínio esportivo para prática do ciclismo. As entrevistas foram conduzidas presencialmente ou através de videoconferência, utilizando o Google Meet, conforme a preferência do participante. Cada entrevista teve duração média de 15 minutos. Para a análise das entrevistas foi realizada análise de conteúdo (técnica de categorização). Principais Resultados: No estudo, foram identificadas 15 categorias, distribuídas em duas famílias.