Integra

Hoje é aniversário de Paulo Freire. Deveria viver não 99 anos somente, mas mil anos, tal sua importância para o povo brasileiro. Mas aos 75 anos ele nos deixou. Não permaneceu para ouvir de Bolsonaro que os professores brasileiros não querem trabalhar.

Se esse homem não fosse presidente, nem ligaríamos para afirmação tão estúpida, mas ele é presidente, e seu ódio e desejo de destruição, seu desrespeito por tudo que é bom, repercutem. Sei que ele não tem o mínimo respeito por Paulo Freire, então vou tomar as dores de meu símbolo maior da educação brasileira.

Sou professor, quero e gosto de trabalhar. Compare aí, Bolsonaro, minha vida de trabalhador com a sua. Comecei a trabalhar em 1963, como office-boy, portanto, há quase 58 anos. Como professor de Educação Física comecei em 1971, ou seja, vai fazer 50 anos. Fiz de tudo Jair: office-boy, escriturário, técnico em contabilidade, datilógrafo, depois professor de quase tudo. Tive, por baixo, uns 40 mil alunos. Agora, com essa coisa de internet, perdi a conta. Nesses 58 anos de trabalho, passaram-se poucos dias sem que eu trabalhasse. Mesmo hoje, quando já me aposentei na Universidade, trabalho quase todos os dias, dou aulas sem parar. Agora mesmo estou aqui escrevendo este texto, que é um trabalho para ajudar o Brasil a se livrar de gente como você. E então, trabalhou tudo isso Jair?

Você Jair Bolsonaro, é a pessoa mais danosa para a educação que já conheci. Desde que você apareceu no cenário político brasileiro, só fez desejar o mal, defender o que há de pior, desrespeitar, destruir, entregar as riquezas do Brasil. Você é o avesso de tudo que Paulo Freire desejou para a educação brasileira. Tivessem escutado Paulo Freire, você não existiria na política brasileira.