Pedagogia da Aventura Pela Corrida de Orientação nas Aulas de Educação Física
Por Geisse Quelle Mendes Cunha (Autor), Anibal Monteiro de Magalhães Neto (Autor), Nathalia Maria Resende (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Ojetivos:
Sugerir a prática de esportes radicais nas aulas de Educação Física escolar
através das corridas de orientação.
Métodos e resultados:
A corrida de Orientação é um esporte para todos, podendo ser implantado nas escolas sem muitas restrições por ser prático divertido e sem custos elevados. O esporte de Orientação convida todos os alunos a participar de uma proposta com diferentes magnitudes, pois dentro das escolas isso é importante, já que a multidisciplinaridade procura frequente inovações de suas metodologias para não deixar que os alunos se entediem, retirando-os de dentro da sala de aula e fazendo com que eles interajam com o ambiente que os rodeia havendo sempre novas experiências, sejam elas físicas, sociais e ambientais utilizando o pátio da escola como campo de jogo e criando obstáculos removíveis para o momento do percurso. Os esportes radicais são componentes atrativos para as aulas de educação física. Contudo, é justamente nesse contexto que algumas alternativas soam como respostas a estas necessidades expostas, especialmente aquelas vivências propiciadas no âmbito da educação formal nas aulas de Educação Física. Abre-se uma porta para um novo significado para o esporte, partindo do radical, que se fundamenta nos conhecimentos articulados para uma educação do século XXI.