Pedagogia do Corpo e Construção do Gênero na Prática de Musculação em Academias
Por Patricia Lessa (Autor), Cássia Cristina Furlan (Autor), Júlia Bellini Capelari (Autor).
Resumo
Neste artigo apresentamos uma análise dos discursos acerca do corpo que homens e mulheres têm ao procurar a prática de musculação. Os objetivos da investigação foram analisar as relações de gênero presentes no ambiente das academias; verificar a prática da musculação como uma pedagogia de corpo que constrói modelos de feminino e de masculino e conhecer o perfil dos praticantes de musculação da academia da UEM. Justifica-se pela baixa produção acadêmica na Educação Física de estudos direcionados para a compreensão das nuances e variáveis que envolvem a musculação de academia, sendo esse um lócus privilegiado para o estudo das relações de gênero e reprodução de valores masculinos e femininos, bem como um espaço pedagógico onde se constroem representações de corpo e de gênero. Os dados encontrados indicam que as mulheres valorizam o padrão do corpo magro e entre os 30 homens pode-se afirmar que o corpo ideal é o corpo hipertrofiado, porém ambos distorcem ou mesmo fragmentam o corpo.