Resumo

A partir de literatura representativa do desenvolvimento da teoria (pedagogia) da Educação Física (EF), propomos a construção de um modelo ideal explicativo como uma dentre outras possibilidades de interpretar tal desenvolvimento. Consideramos a evolução da teoria da EF no Brasil de acordo com os seguintes processos de desenvolvimento: a) por contraposições em sua fundamentação pedagógica (estudos que enfocam distintas perspectivas para psicologia e didática e ainda para desenvolvimento humano/motor); b) segundo modelos explicativos/abordagens interpretativas do cotidiano das ações pedagógicas em EF (a partir da sociologia, fenomenologia e etnografia); c) segundo concepções de ensino/teorias do movimento humano (diferentes configurações do ensino de EF segundo diferentes perspectivas de teorias do movimento) e d) propostas de sistematização curricular (segundo três principais "paradigmas": aptidão física, promoção da saúde e cultura corporal). Nosso objetivo é obter um primeiro feedback a respeito das possibilidades de construção deste modelo, observando suas limitações, de forma a se alcançar fundamentos para um mapeamento geral do atual estágio de desenvolvimento da pedagogia da EF no país, o que possibilitará: a) indicar avanços e lacunas orientando pesquisas em teoria da EF e b) contribuir à metodologia do ensino da pedagogia da EF nos cursos de graduação e pós-graduação.