Resumo

Introdução: A pedagogia do esporte busca formar indivíduos com autonomia esportiva, que consiste na compreensão de todos os elementos que envolvem o esporte, as regras, os fundamentos técnicos-táticos, e a relação com companheiros e adversários. Nesta perspectiva, são várias as unidades pedagógicas que permeiam o processo ensino-aprendizagem. Uma delas, que está presente na vida cotidiana de todas as pessoas, é a mídia. Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar a possibilidade pedagógica das mídias sociais no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos esportivos junto aos alunos do Programa Sesc de Esportes na unidade do Sesc Bertioga, litoral do estado de São Paulo. Metodologia: Participaram da pesquisa 56 alunos (8 meninas e 48 meninos), entre 13 e 15 anos, do Curso de Futebol. De caráter qualitativo, a pesquisa foi realizada a partir da aplicação de um questionário com seis questões que visavam identificar o cotidiano dos jovens nas redes sociais, além de quais meios de comunicação eram utilizados pelos mesmos para tomarem contato com conteúdos esportivos. Resultados: Verificou-se que os meios de comunicação que os jovens mais utilizam para acompanhar as notícias esportivas são a televisão (73,6%) e a internet (26,4%). Além disso, 86% dos jovens tem acesso à internet, mas somente 38% dos alunos já acompanharam uma transmissão esportiva em tempo real via internet. Considerando os alunos que tem acesso à internet, 75% possuem perfil em redes sociais. A partir desta relação entre esporte e mídias, foi possível criar um canal cooperativo de comunicação sobre a temática esportiva nas mídias sociais e os conteúdos esportivos vivenciados pelos jovens do curso de futebol. Conclusão: Considerando o cotidiano dos jovens e o grande tempo despendido nas redes sociais, conclui-se que as mídias sociais podem ser utilizadas como uma ferramenta de grande valor no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento da Cultura Esportiva.