Pedagogia do Esporte: Condições, Concepções e Avanços Tecnológicos do Ensino do Esporte na Escola
Por Ricardo Hugo Gonzalez (Autor), Otavio Baggiotto Bettega (Autor), Larissa Rafaela Galatti (Autor), Márcia Maria Tavares Machado (Autor).
Parte de Educação Física Escolar: Referenciais Para o Ensino de Qualidade . páginas 171
Resumo
“De fato, a Pedagogia não é uma receita, mas uma busca (Debesse)”.
Introdução
O esporte foi tomado como objeto de investigação em diferentes áreas de conhecimento, ampliando as possibilidades de sua compreensão (Galatti, et al. , 2014). É um fenômeno de destaque na nossa cultura, chegando a utilizar uma boa parte de nosso tempo, seja como praticante ou simplesmente como espectadores. Lamentavelmente, é comum observar o conceito restrito do esporte como sinônimo de esporte de rendimento. Por esse motivo devemos mostrar sua plena abrangência para que passe a ser entendido a partir de um sentido plural, ou seja, um fenômeno com múltiplas formas e significados. Nessa perspectiva Galatti (2010) sintetiza, sem esgotar o tema, os múltiplos significados do esporte contemporâneo, organizandoos em sete grupos que podem se relacionar e coincidir: educação, socialização, lazer, profissão, representação, saúde e estética