Pedagogia do Esporte: Condições, Concepções e Avanços Tecnológicos do Ensino do Esporte na Escola

Parte de Educação Física Escolar: Referenciais Para o Ensino de Qualidade . páginas 171

Resumo

“De fato, a Pedagogia não é uma receita, mas uma busca (Debesse)”.

Introdução
 O esporte foi tomado como objeto de investigação em diferentes áreas de conhecimento, ampliando as possibilidades de sua compreensão (Galatti, et al. , 2014).  É um fenômeno de destaque na nossa cultura, chegando a utilizar uma boa parte de nosso tempo, seja como praticante ou simplesmente como espectadores. Lamentavelmente, é comum observar o conceito restrito do esporte como sinônimo de esporte de rendimento. Por esse motivo devemos mostrar sua plena abrangência para que passe a ser entendido a partir de um sentido plural, ou seja, um fenômeno com múltiplas formas e significados. Nessa perspectiva Galatti (2010) sintetiza, sem esgotar o tema, os múltiplos significados do esporte contemporâneo, organizandoos em sete grupos que podem se relacionar e coincidir: educação, socialização, lazer, profissão, representação, saúde e estética