Resumo

Introdução: A revisão bibliográfica sobre a complexidade em jogos esportivos coletivos permite situar sistemas de pensamento sobre a tática e a técnica. A tática está subordinada à estratégia; por meio de processos renováveis, escolhas e/ou alternância de caminhos, a compreensão individual e coletiva dos jogadores subordina a técnica. Neste trabalho, mapas conceituais da  complexidade tática e técnica são abordados a partir de interconexões e projeções que constituem substância da pedagogia do esporte. Objetivo: Ordenar e problematizar quadros conceituais de complexidade que envolvem emaranhados táticos e técnicos dos esportes coletivos. Este objetivo inclui a discussão teórica de sistema, planejamento estratégico e desenvolvimento. Método: Ao situar os mapas conceituais em forma de quadros o método de totalidade foi percorrido para a apresentação dos quadros. Resultados: Apresentação de oito quadros referentes à teorização da complexidade tática. 1 – Diferenças entre sistema, estratégia, tática e técnica; 2 – Leitura e escrita de jogo; 3 – Complexas relações em rede entre o aluno, o docente e a estratégia; 4 – Pilares e lógicas da tática e da técnica; 5 – Objetivos para jogos de invasão; 6 – Objetivos para jogos de rede; 7 – Níveis de complexidade tática, do mais fácil ao mais difícil; 8 – Foco para diferentes níveis de complexidade tática. Conclusão: A pedagogia do esporte supõe um pensamento dialético, configurado a partir de múltiplas vivências e laços acadêmico-profissionais fortalecidos por uma perspectiva de projeto. Emoções, revelações e percursos intencionais contribuem para o acúmulo de conteúdo sobre a tática. Para o pensamento e a competência tática, há que se ampliar o universo: Além do jogo visível, de seus elementos cognitivos e motores, bem como as variações e jogadas pré-determinadas, o aprofundamento teórico, político, histórico e filosófico qualifica o tema, reposicionando as engrenagens da tática.

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