Resumo

Partindo do pressuposto de que a Pedagogia do Esporte (PE), disciplina das ciências do Esporte e Educação Física, pode contribuir para uma formação crítica e ampla, portanto, para e pelo Lazer, no presente estudo buscamos identificar por meio de uma pesquisa bibliográfica se e como pesquisas da PE tem se relacionado com o campo do Lazer e, a partir disto, refletir acerca de suas possíveis contribuições para uma formação para e pelo Lazer. Nossos resultados indicam poucos os estudos pautados na PE relacionados ao campo do Lazer. Apesar disso, consideramos que os referenciais da PE fornecem subsídios para uma intervenção pedagógica que contribua para a formação ampla e crítica, para e pelo Lazer. Por fim, reconhecemos a necessidade da realização de novos estudos voltados ao campo do Lazer por meio da PE, de modo a compreender melhor de que modo essa disciplina pode contribuir para este campo.

Referências

BETIM, F. Cientistas brasileiros travam guerra contra a desinformação bolsonarista por vacinação. 18 de jan. de 2021. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2021-01-18/cientistas-brasileiros-travam-guerra-contra-a-desinformacao-bolsonarista-por-vacinacao.html>. Acesso em: 17 de ago. de 2021.

BETTI, M.;USHINOHAMA, T. Z. Televisão, educação e lazer. In: MELO, V. A. de; SCHWARTZ, G.M.; FERES NETO, A. (Org.). Lazer e Tecnologia. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2012, v. , p. 103-126.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2003.

BRASIL, D. V. C. Basquete 3x3: reflexões a partir da pedagogia do esporte. 2019. 1 recurso online (255 p.) Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.

BRASIL, D. V. C.; LEONARDI, T. J.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R. O basquete de rua nos espaços de lazer da Região Metropolitana de Campinas. Licere, v. 21, p. 144- 165, 2018.

CAMARGO, L. O. L. O que é lazer. São Paulo: Brasiliense, 1986.

COSTA, R. R.; SANTOS, M. O. P.; PEREIRA, S. S. ; GALATTI, L. R. ; SCAGLIA, A. Pedagogia do esporte: publicações em periódicos científicos brasileiros de 2010 a 2015. Revista Conexões, v. 17, p. 1-20, 2019.

DA REDAÇÃO. Casos de intoxicação por desinfetante crescem em NY após sugestão de Trump. 26 de abr. de 2020. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/mundo/casos-de-intoxicacao-por-desinfetante-crescem-em-ny-apos-sugestao-de-trump/>. Acesso em: 17 de ago. de 2021.

DEL AGOSTINI, F. O desenvolvimento da motricidade global em crianças de 6 e 7 anos a partir dos jogos pre-desportivos coletivos. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, 2015. 7(27), 554-562.

DUMAZEDIER, J. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva: SESC, 1979.

______. Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo: SESC, 1980.

FARIA, J. P. O.; LINS, R. G. Concursos públicos na área de educação física no estado do rio de janeiro: uma reflexão sobre o processo de formação e a prática docente. Arquivos em Movimento (ufrj. online), v. 13, p. 1-14, 2017.

FERREIRA, N. S. A. As Pesquisas Denominadas “Estado da Arte”. Conexões: Educ. Fís., Esporte e Saúde, Campinas: SP, v. 17, e019008, p.1-18, 2019. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.

GALATTI, L. R.; MARTINS, I. C. ; MACHADO, G. V. ; MONTERO SEOANE, A. ; PAES, R. R.. Pedagogia do esporte e educação física escolar: uma proposta a partir das modalidades coletivas. In: GALATTI, L. R.; SCAGLIA, A.; MONTAGNER, ; PAES, R. (Org.). Múltiplos cenários da prática esportiva - Pedagogia do esporte. Campinas: Editora da UNICAMP, 2017, v. 2, p. 1-.

GALHARDI, C. P.; FREIRE, N. P.; FAGUNDES, M.. C. M. ; MINAYO, M. C. S.; CUNHA, Isabel Cristina Kowal Olm. Fake news e hesitação vacinal no contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 1849-1858, 2022.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008. 200.

GOMES, C. L. Lazer: Necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, v. 1, p. 3-20, 2014.

______. Estudos do Lazer e geopolítica do conhecimento. Licere (Belo Horizonte), v. 14, p. 1-26, 2011.

LENG, Alysssa; LEMAHIEU, Hervé. Covid Performance Index. Lowy Institute. 13 de mar. de 2021. Disponível em: < https://interactives.lowyinstitute.org/features/covid-performance/#rankings>. Acesso em: 10 de maio de 2022.

Acessar