Resumo

Introdução: A Pedagogia do Esporte, reconhecida como disciplina no âmbito da Educação Física e das Ciências do Esporte, tem buscado resposta à problemática educativa inerente às práticas esportivas, em diferentes contextos (GALATTI et al., 2014). A Educação Física escolar é um âmbito propício para a reflexão sobre a intervenção com o esporte, todavia, o esforço investigativo não tem sido devidamente direcionado às demandas específicas do ensino do esporte no contexto escolar. Objetivo: Identificar e refletir de maneira analítica sobre as possíveis interfaces entre a teoria dos saberes docentes e a área da Pedagogia do Esporte no Brasil, buscando subsidiar possibilidades de desenvolvimento da prática de professores de Educação Física. Métodos: Revisão de literatura acerca dos temas da pedagogia do esporte e dos saberes docentes, relacionando as perspectivas dessas áreas, articulando-as de forma analítica e propositiva. Resultados: As pesquisas realizadas com professores apontam que o ensino consiste na mobilização de uma gama diversificada de saberes que constituem uma espécie de reservatório do qual eles acessam para resolver exigências específicas do trabalho. Entre os saberes, destacam-se: os disciplinares, os curriculares, os das ciências da educação, os da tradição pedagógica, os experienciais e os da ação pedagógica. Ao analisarmos a produção do conhecimento vinculado à Pedagogia do Esporte no contexto escolar identificamos uma tendência a críticas das práticas pedagógicas sustentadas pelos saberes da tradição pedagógica e, como alternativa, a indicação de propostas metodológicas renovadoras, as quais tem ocupado parte significativa do debate, sem o cuidado de contextualizar o papel do professor no processo de apropriação, adaptação e transformação desses saberes em sua realidade concreta. 

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