Pedagogia do Esporte e Tênis de Mesa: Novas Perspectivas no Ensino-treino do Efeito na Iniciação Esportiva Tardia
Por Taisa Belli (Autor), Guy Ginciene (Autor), Lívia Bernardes de Castro (Autor), Kelly Calheirana Soati (Autor), Milton Shoiti Misuta (Autor), Larissa Rafaela Galatti (Autor).
Resumo
O ensino do tênis de mesa permanece sustentado pelo método tradicional de ensino, que se baseia nas teorias empiristas e inatistas, também denominada metodologia analítica/tecnicista. Nos últimos anos, algumas propostas tem buscado superar esse tipo de abordagem, no entanto, nenhuma delas trata do ensino dos efeitos na perspectiva das tendências atuais da Pedagogia do Esporte. O efeito é um dos principais fatores que tem um papel significativo para vencer uma partida de tênis de mesa. Este ensaio bibliográfico de caráter descritivo-propositivo, portanto, tem por objetivo discutir o ensino do tênis de mesa pautado nessas tendências atuais, contextualizando-o com os demais esportes de rede divisória, em especial os de raquete, focando no ensino-treino do efeito e exemplificando alguns tipos de jogos.