Resumo

A Educação Física, enquanto componente curricular obrigatório da Educação Básica, tem como objetivo apresentar, desenvolver e ressignificar os conhecimentos da cultura corporal. Essas práticas acumuladas e transformadas ao longo da história reúnem as danças, os jogos e brincadeiras, os esportes, as ginásticas, as lutas e as práticas corporais de aventura. A Educação Física escolar ainda se baseia em uma abordagem tradicional para o tratamento de determinados conteúdos, como o esporte, resultado da sua tradição histórica, fator que contribui para que este seja tratado de maneira pouco aprofundada e pautado apenas no “saber fazer”. Assim, faz-se necessário ampliar o ensino dos esportes dentro do ambiente escolar, haja visto que possui múltiplas possibilidades de ensino, como as indicadas pelos modelos atuais da Pedagogia do Esporte. Estes possibilitam um ensino pautado em saberes conceituais, procedimentais e atitudinais, utilizando o jogo como ferramenta pedagógica. Desse modo, o ensino se torna dinâmico, marcado por alterações ambientais e sociais, propiciando que os alunos se desenvolvam de maneira integral ao defrontar-se com determinada modalidade esportiva. Considera-se ainda, que os alunos que estão atualmente nas escolas são nativos digitais e que a tecnologia faz parte de sua realidade, utilizá-la de forma pedagógica nas aulas auxiliaria o processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar possibilidades para o ensino do handebol na Educação Física escolar, utilizando-se das abordagens atuais da Pedagogia do Esporte e das Tecnologias da Informação e Comunicação. Os participantes da pesquisa foram 12 alunas do 6º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola privada do município de São Paulo. O método da presente pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvido por meio de duas pesquisas: 1) Estado da arte do Handebol em periódicos da Educação Física; 2) Elaboração, implementação e análise de uma unidade didática a partir de modelos atuais da Pedagogia do Esporte e do uso das TIC. Os dados coletados foram transcritos, revistos e aglutinados a partir da análise de categoria de codificação simples. A partir do estado da arte foi possível constatar a inexistência de artigos que relacionam o handebol com a Educação Física escolar na subárea pedagógica, ressaltando a pertinência de trabalhos sobre tal temática. Os resultados da unidade didática confirmaram as possibilidades de incorporar os modelos atuais da Pedagogia do Esporte para o ensino do handebol na Educação Física Escolar, bem como as potencialidades das TIC como ferramentas e/ou recursos para o processo de ensino e aprendizagem.

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