Pedagogia do Esporte: o Ensino do Tênis de Mesa Por Meio de Jogos no Projeto de Extensão de Tênis de Mesa da FCA/UNICAMP
Por K. C. Soati (Autor), R. A. Ribeiro (Autor), I. H. Antonacio (Autor), L. B. Castro (Autor), W. G. F. Silva (Autor), M. S. Misuta (Autor), Larissa Rafaela Galatti (Autor), T. Belli (Autor).
Resumo
O tênis de mesa foi oficializado como esporte em 1926 e, desde 1988, é modalidade olímpica. Eleito como o segundo esporte mais praticado no mundo, caracteriza-se como um dos jogos com bola mais rápidos dentre os existentes, no qual uma harmoniosa combinação entre os aspectos técnicos, táticos, fisiológicos e psicológicos é decisiva para um desempenho ideal. No entanto, a aprendizagem dessa modalidade esportiva acontece majoritariamente por meio de metodologias tradicionais/tecnicistas, centrada na repetição de técnicas. Ainda que propostas metodológicas pautadas nas tendências atuais em Pedagogia do Esporte citem os esportes de raquete e indiquem o jogo como meio pedagógico para essas modalidades, a literatura pouco aborda propostas para o tênis de mesa em específico. Diante deste cenário, este estudo discute a implementação de um programa de iniciação tardia em tênis de mesa a partir da concepção interdependente de seus elementos tático-técnicos e tendo o jogo por principal estratégia pedagógica. O estudo, sustentado pela metodologia da pesquisa-ação, foi desenvolvido durante 4 meses, ao segundo semestre de 2014, no Projeto de Extensão de Tênis de Mesa da Faculdade de Ciências Aplicadas/ UNICAMP, oferecido à comunidade interna da universidade por três docentes e quatro discentes dos 3o e 4o anos do curso de Ciências do Esporte (todos com experiências prévia como praticantes de tênis de mesa ou outra modalidade de raquete). Coube aos discentes preparar e aplicar as aulas e aos docentes o papel de mediadores do processo, acompanhando o planejamento, avaliando as aulas já ministradas, indicando leituras e estimulando a reflexão sobre a ação, tendo por base metodologias ativas da educação. Foram desenvolvidas 12 semanas de aulas, somando 24 sessões e totalizando 72 horas de prática da modalidade. A proposta de ensino foi desenvolvida para nível iniciante de aprendizagem, sendo elaborada uma periodização tático-técnica priorizando competências básicas para o jogo no início do semestre e específicas ao final, na seguinte composição de conteúdos: fundamentos táticos, posição de espera, saque, forehand e backhand e noções básicas de efeito. Como resultados, destacamos: dificuldade inicial dos discentes em propor aulas diferentes daquelas que vivenciaram quando praticantes; eficácia da mediação docente por meio de metodologias ativas, com rápido avanço dos discentes em propor jogos para o ensino dos diferentes conteúdos a partir da terceira sessão; eficácia do jogo como meio para o ensino do tênis de mesa para jovens adultos.