Pedagogia do Esporte Percepções Sobre as Implicações Práticas de Um Projeto Social Esportivo no Contexto Universitário
Por Mateus Fernandes de Oliveira (Autor), Luis Felipe Nogueira Silva (Autor), Alcides José Scaglia (Autor).
Resumo
Os projetos sociais esportivos têm como advento a promoção da prática de esportes e atividades física que aventem, também, possibilidades de transformações e ressignificações do status quo em ambientes com grandes demandas sociais, econômicas e educacionais. Dessa forma, o estudo buscou diagnosticar, em um projeto social esportivo, desenvolvido no contexto universitário, como são contemplados referenciais que contemplem os aspectos socioeducativos, técnico-táticos e histórico-cultural, chancelados pela disciplina da Pedagogia do Esporte e suas tendências metodológicas emergentes. A investigação foi pautada pela triangulação de dados oriundos de entrevistas com quatro dos membros fundadores, 11 responsáveis legais de alunos e alunas e análise documental do estatuto da instituição pesquisada. Os resultados demonstraram maior contemplação do referencial socioeducativo, realçando a importância de se estabelecer um contexto que viabilizem a participação, formação e a prática de valores sociais por meio do esporte, relativa preocupação com o referencial técnico-tático e lacunas quanto à exploração do referencial histórico-cultural no referido projeto social esportivo. Ressalta-se, assim, o cuidado com a elaboração do projeto político-pedagógico em instituições desta natureza e coerência teórico-prática com a aplicação dos pressupostos didático-metodológicos estabelecidos formalmente.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 10. ed. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2011.
BAYER, Claude. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa, Portugal: Dinalivro, 1994.
CARBONARI, Maria Elisa Erhardt; PEREIRA, Adriana Camargo. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, v. 10, n. 10, p. 23-28, 2007.
CAVALCANTI, Kátia Brandão. Esporte para todos: um discurso ideológico. São Paulo: IBRASA, 1984.
COTÊ, Jean. The influence of the family in the development of talent in sport. The Sport Psychologist, v. 13, n. 4, p. 395–417, 1999.
FERREIRA, Henrique Barcelos; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte: considerações pedagógicas e metodológicas no processo de ensino e aprendizagem do basquetebol. In: PAES, Roberto Rodrigues; BALBINO, Hermes Ferreira; Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Journal of physical education, v. 25, n. 1, p. 153-162, 2014.
GARGANTA, Júlio Manoel. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, v. 4, n. 8, p. 19-27, 1998.
GRECO, Pablo Juan; BENDA, Rodolfo Novellino (Orgs.). Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1998.
HASSENPFLUG, Walderez Nosé. Educação pelo esporte: educação para o desenvolvimento humano pelo esporte. São Paulo: Saraiva, 2004.
HIRAMA, Leopoldo. Katsuki; MONTAGNER, Paulo César. Algo para além de tirar da rua: o ensino do esporte em projeto socioeducativo. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 34, p. 149-164, 2012.
ILLERIS, Knud. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre, RS: Penso, 2013.
KRAVCHYCHYN, Cláudio e colaboradores. Projetos e programas sociais esportivos no Brasil: antecedentes históricos e reflexividade social. Revista da ALESDE, v. 10, p. 53-68, 2019.
LEONARDI, Thiago José e colaboradores. Pedagogia do esporte: indicativos para o desenvolvimento integral do indivíduo. Revista mackenzie de educação física e esporte, v. 13, n. 1, p. 41-58, 2014.
MACHADO, Gisele Viola; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e o referencial histórico-cultural: interlocução entre teoria e prática. Pensar a prática, v. 17, n. 2, p. 414-430, 2014.
MACHADO, Gisele Viola; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e projetos sociais: interlocuções sobre a prática pedagógica. Movimento, v. 21, n. 2, p. 405–418, 2015.
MELO, Victor Andrade de. Projetos sociais de esporte e lazer: reflexões, inquietações, sugestões. Quaderns d’animació i educació social, v. 7, p. 8, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
QUEIRÓS, Paula; GRAÇA, Amândio. A análise de conteúdo (enquanto técnica de tratamento de informação) no âmbito da investigação qualitativa. In: MESQUITA, Isabel; GRAÇA, Amândio (Orgs.). Investigação qualitativa em desporto. Porto, Portugal: FDEUP, 2013.
RAÍZES DO ESPORTE (Projeto Social). Estatuto oficial do projeto. Disponível em: <https://www.facebook.com/pg/raizesdoesporte/about/?ref=page_internal>. Acesso em: 13 jan. 2021.
REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte: panorama e análise conceitual das principais abordagens. Motriz, v. 15, n. 3, p. 600-610, 2009.
SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller Silva; GALATTI, Larissa Rafaela Galatti. Ambiente de jogo e ambiente de aprendizagem no processo de ensino dos jogos esportivos coletivos: desafios no ensino e na aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. In: NASCIMENTO, Juarez Vieira; RAMOS, Valmor; TAVARES, Fernando (Orgs.). Jogos desportivos: formação e investigação. Florianópolis, SC: Tribo da Ilha, 2013.
SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do jogo: o processo organizacional dos jogos esportivos coletivos enquanto modelo metodológico para o ensino. Revista portuguesa de ciências do desporto, S1A, p. 27–38. 2017.
SPARKES, Andrew C.; SMITH, Brett A. Qualitative research methods in sport, exercise and health: from process to product. New York, USA: Routledge, 2014.
TUBINO, Manoel José Gomes. Estudos brasileiros sobre esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá, PR: EDUEM, 2010.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre, RS: Penso, 2016.
ZALUAR, Alba. Cidadãos não vão ao paraíso: juventude e política social. São Paulo: Escuta, 1994.