Pedagogia do Esporte: Tornando o Jogo Possível no Judô Infantil
Por Reinaldo Naia Cavazani (Autor), Riller Silva Reverdito (Autor), Alexandre Janotta Drigo (Autor), Alcides José Scaglia (Autor), Paulo César Montagner (Autor), Roberto Rodrigues Paes (Autor).
Em Motrivivência v. 28, n 47, 2016. Da página 177 a 190
Resumo
O presente artigo tem como objetivo tratar dos procedimentos pedagógicos para o ensino, vivência e aprendizagem do Judô infantil, contemplando os referenciais técnico-táticos, socioeducacional e histórico-cultural. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica de caráter crítico-reflexivo e propositivo aplicado ao Judô, de acordo com a concepção de tornar o Jogo Possível. O Jogo Possível consiste em um conjunto de procedimentos pedagógicos que, nos planos do conteúdo, metodologia e didática, busca gerir e garantir os objetivos do processo de ensino, vivência e aprendizagem do Judô, por meio da observação das relações que se estabelecem entre os personagens, o contexto, as finalidades e os significados do esporte, a fim de garantir um olhar amplo para o fenômeno esportivo.