Resumo

No basquetebol, um problema na sua iniciação é a divisão de posicionamento mediante a altura de seus jogadores. Desta forma, há a tendência de ocorrer uma especialização precoce de posições nas categorias de base. Isso as faz aprenderem o jogo de uma forma fragmentada, tirando-as a possibilidade de serem atletas completos e versáteis. Assim, se necessário mudar de posição, muitos não se adequam e acabam desistindo do esporte. Objetivos: Analisar a proposta da Federacion Española de Baloncesto (FEB) de iniciação do basquetebol, a fim de descrever um método que seja capaz de intervir na formação dos jovens visando formação

diversificada e completa em longo prazo. Metodologia: A partir de uma pesquisa documental ao website FEB, reunir documentos escritos por treinadores vinculados à FEB e que abordam a ideia de “conceptos de juego”, iniciação no basquetebol e definição de posições ofensivas. Resultados: Os treinadores vinculados à FEB indicam utilizar os conceitos Dividir y pasar, pasar y cortar, juego al poste (triângulos), bloqueos (directos y indirectos) e desajuste uma vez que não especializam gestos técnicos ou função ofensiva, mas permitem ao jovem atleta adquirir competências gerais que lhe permitam amplo desenvolvimento no basquetebol. Conclusões: O método FEB se mostra eficiente diante dos resultados obtidos pelas seleções espanholas em competições internacionais, onde ocupam a segunda colocação na categoria combinado (masculino e feminino) no ranking FIBA (International Basketball Federation). Frente a isto concluímos que podemos nos apoiarmos neste método afim de intervir na formação do atleta brasileiro, possibilitando assim uma formação integral do indivíduo, um crescimento da modalidade em número de praticantes e também um melhor desempenho futuro nas divisões de ponta.