Pedagogia do Esporte: Uma Proposta de Iniciação em Basquetebol a Partir de Conceitos do Jogo Pautados no Método da Federação Espanhola
Por Lucas Marques Maricone (Autor), Yura Yuka Sato dos Santos (Autor), Benjamin Longarela Pérez (Autor), Larissa Rafaela Galatti (Autor).
Resumo
O processo de ensino-aprendizagem do basquetebol deve priorizar pela formação nos aspectos técnico-tático, socioeducativo e histórico-cultural do aprendiz. Um programa esportivo que não contemple essas premissas pode provocar a especialização precoce. O método da Federação Espanhola de Basquete (FEB) refuta a especialização precoce propondo o jogo de ataque por Conceitos. O objetivo desse estudo foi analisar o método da FEB de iniciação e formação no basquetebol. Foi realizada uma pesquisa documental no website do Clube do Treinador vinculado à FEB e foram selecionados os documentos escritos por treinadores ou alguma Federação de Províncias. A análise se deu através da Análise Temática. Foram identificados cinco Conceitos ofensivos centrais de jogo e dez sub-conceitos, que podem ser utilizados de acordo com as situações do jogo no ataque. O método FEB apresenta grande vantagem, uma vez que não se diferencia as funções por posições e os jovens jogadores desenvolvem autonomia no jogo.